REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM DUAS UNIVERSIDADES: A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Autores

  • Sofia Silva de Souza

Palavras-chave:

Representações Sociais, Educação a Distância, Docentes,

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as representações sociais do fenômeno da Educação a Distância (EAD) junto aos docentes de duas universidades públicas estabelecidas na cidade de Salvador. As universidades foram escolhidas por estarem inseridas no mesmo contexto cultural, mas que passaram por processos distintos de implantação da EAD. Para tanto, foram adotados os pressupostos da Teoria das Representações Sociais (RS) (Moscovici,1978), que define a RS como um conjunto de opiniões, crenças ou valores que são socialmente construídos em grupos delimitados em relação a um determinado objeto. O resultado não confirmou a hipótese norteadora que indicava a possibilidade de haver duas representações sociais distintas, com um padrão único de diferenciação. As representações se mostram parcialmente semelhantes entre as duas universidades. Assim, pode-se concluir que as representações são, no geral, compartilhadas e que os diferentes estágios de desenvolvimento da EAD nas duas IES pesquisadas não afetam de forma importante em como é pensada a EAD.

Biografia do Autor

Sofia Silva de Souza

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia, possui Mestrado em Administração pela UFBA (2003), Especialização em Tecnologia da Informação/ Qualidade e Governança em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998), graduação em Ciências Contábeis (incompleto). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e coordenador do curso de pós-graduação EAD semipresencial na UFBA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa Operacional, produção, Finanças, Aprendizagem, Organizações, Tecnologia da Informação e Competitividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Organizações, Produção, Mercadologia, Administração financeira e contábil, Tecnologia da Informação, gestão do conhecimento e teoria implícita.

Referências

ABRIC, J-C. Abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, P. H. F.; LOUREIRO, M. C. da S. (Ed.), Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: UCG. 2003. p.37-57.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

BOLOGNESE, F.A. A construção do conhecimento: aspectos afetivos e cognitivos. 2006. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=845>. Acesso 18 abr. 2013.

CAVENDON, N. R; FERRAZ, D. L. S. Representações sociais e estratégias em pequenos negócios. RAE Eletrônica, v.4, n.1, art.14, jan. /Jun. 2005.

GUARESCHI, P. A.; JOVCHELOVITCH, S. Textos em representações sociais. Petrópolis: 1996.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: _____. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001, p.17- 44.

MATIAS,P. J. Políticas de Educação a Distância no Brasil. Brasília: MEC, 2008.

Mill,D. BRITO,N. SILVA,A. ALMEIDA,L. Gestão da Educação a Distância (EAD):Noções Sobre Planejamento, Organização, Direção e Controle da EAD. ufsj.edu.br.2010. Disponível em http:// www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/vertentes/Vertentes_35/daniel_mill_e_outros.pdf

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Das representações coletivas às representações sociais: elementos para uma história. In: JODELET, Denise (Org.). Representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2000.

POSSOLLI, G. E. Políticas de educação superior a distância e os pressupostos para formação de professores. 234f. 2012. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

REGO, R.S. Perspectiva na educação no Brasil. Brasília: Fundação Milton Campos,1980.

SÁ, C. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj,1998.

SÁ, C. P. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, M.J. (Org.) O conhecimento no cotidiano: as RS na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo. 2004.

VIANNEY, J. As RS da educação a distância: uma investigação junto a alunos do ensino superior a distância e presencial. 2006. Tese-Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFRGS, Porto Alegre.

Publicado

2017-04-19

Como Citar

Silva de Souza, S. (2017). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM DUAS UNIVERSIDADES: A UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Revista Formadores, 10(1), 99. Recuperado de http://dwvideorec.com.br/ojs3/index.php/formadores/article/view/865